• OP Gestão

Qual a importância do controle financeiro? Entenda!



Independentemente do tipo de empresa, ter um controle financeiro eficaz é essencial para a alavancagem dos resultados.

Muitas vezes, no início dos empreendimentos as receitas são surpreendentes, a demanda de pedidos vai além do imaginado e tudo vai muito bem, até que você percebe que o dinheiro não está sobrando e que a empresa está sempre apertada financeiramente.

Diante disso, neste post listamos dicas importantes para você ter um controle financeiro eficiente em seu negócio. Continue a leitura e confira!


Controle seu fluxo de caixa

O primeiro passo para ter um controle financeiro eficiente é saber organizar o fluxo de caixa. Essa ferramenta é um dos principais suportes para os empreendedores quando se fala em tomada de decisão.

Com um fluxo de caixa controlado, é possível monitorar as entradas e saídas, além de viabilizar o capital de giro, ou seja, garantir que a empresa tenha receitas disponíveis para honrar com suas obrigações. Com projeções realizadas conforme a realidade do seu negócio, fica mais fácil programar-se para o dia a dia.

É no fluxo de caixa que serão mencionados os principais valores que interferem nas finanças da empresa, sejam eles de receitas ou despesas. Logo, cabe ao gestor identificar qual é a real necessidade do período do fluxo, uma vez que ele pode ser semestral, mensal ou quinzenal. Porém, ele deve ser alimentado diariamente conforme as variações que ocorrem em seu empreendimento.


Estime seu faturamento

Para ter uma gestãosegura de seu negócio, é necessário fazer uma estimativa de faturamento, ou seja, saber quanto você precisa faturar para não ter prejuízo. Essas e outras perguntas são respondidas com a elaboração de um plano de negócios.

Quando sua empresa já está há algum tempo no mercado, essa métrica continua sendo fundamental para a saúde financeira do empreendimento. Essa estimativa pode ser realizada mensalmente com base em dados históricos da empresa.

Outra dica importante a ser considerada é analisar as principais épocas do ano e entender como elas influenciam em suas atividades.

Por exemplo, suponha que seu negócio seja uma loja de moda feminina na praia. Nesse cenário, obviamente suas vendas serão maiores no verão do que no inverno, já que o maior movimento em lojas de cidades litorâneas se concentra nos meses mais quentes do ano.

Com isso, sua empresa precisa estar preparada para o aumento da produção, dos custos e das despesas, além, é claro, dos impostos. Logo, com uma estimativa de faturamento você estará preparado para todas as situações, além de conseguir manter o equilíbrio financeiro do seu empreendimento.

Lembre-se de que faturamento é diferente de receita líquida. O faturamento é o bruto total das vendas realizadas; já as receitas líquidas são o resultado após subtrair as despesas, os custos e os impostos.


Organize as contas a pagar e a receber

Uma empresa bem organizada sabe exatamente o que tem a receber e o que tem a pagar. Erros nessas estimativas podem gerar graves problemas na continuidade das atividades da organização.

Para que isso não ocorra, é necessário fazer um controle exato dessas operações. Organize seu departamento financeiro em subsetores, analise sua equipe e veja se existe a possibilidade de deixar uma pessoa específica responsável pelas contas a pagar e outra pelas contas a receber.

A baixa dos títulos a receber conforme as entradas das receitas é extremamente importante, em virtude da eliminação da projeção de receitas que na verdade a empresa não possui.

Já no que diz respeito às contas a pagar, com um controle eficiente é possível manter o pagamento das obrigações em dia, evitando juros e garantindo a saúde financeira da sua empresa.


Utilize um software de gestão

Todas as dicas mencionadas são essenciais para um controle financeiro eficiente, no entanto, quando realizadas manualmente, podem gerar equívocos.

A tecnologia hoje possibilita uma gestão rápida das informações, disponibilizando aos gestores relatórios e indicadores essenciais para a tomada de decisão.

Um controle financeiro eficiente nada mais é que a organização de todas as etapas financeiras da empresa. Em resumo, todas as informações são interligadas e impactam diretamente na empresa como um todo.


Agora que você sabe a importância do controle financeiro para sua empresa, assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em seu e-mail!

© 2018 OP Gestão & Negócios

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook