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Planejamento estratégico: saiba como implementá-lo na empresa


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O planejamento estratégico é um processo essencial para o desenvolvimento empresarial e, via de regra, assegura que o negócio cresça e se desenvolva de acordo com as metas e os objetivos previamente traçados.

Ainda assim, boa parte dos empreendedores enfrenta dificuldades ao implementá-lo, especialmente em relação ao controle financeiro do negócio.

Por causa disso, reunimos algumas dicas importantes para que você aprenda a colocar o seu planejamento estratégico em prática e a encaminhar o seu empreendimento ao caminho do crescimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este post até o final! Vamos lá?


Por que o planejamento estratégico é tão importante?

Como empreendedor, é provável que você já tenha observado que um negócio sem planejamento é mal gerenciado e dificilmente alcança bons resultados. Essa é uma máxima do universo corporativo e deve ser levada em consideração em todas as estratégias da sua empresa.

Planejar é o primeiro passo para o sucesso, e somente com a definição das metas e dos planos de ação adequados é que você conseguirá alcançar tudo aquilo que deseja para a sua empresa.

Do mesmo modo, é necessário trabalhar para que o planejamento realizado seja completo e realmente eficiente, pois isso facilitará a sua efetivação e permitirá um crescimento saudável. Em outras palavras, para que a execução seja sucedida, o planejamento estratégico precisa ser bem construído.

O planejamento estratégico envolve o futuro do seu empreendimento e, quando bem realizado, permite um bom nível de competitividade, ditando o caminho certo a seguir.


Como implementar o planejamento estratégico na sua empresa?

Após entender a importância desse processo, podemos, enfim, apresentar os passos para que ele seja implementado no seu negócio. Caso ainda não tenha passado por essa fase ou esteja enfrentando problemas na empresa, é fundamental acompanhar os tópicos a seguir:


Defina as pessoas responsáveis pela tarefa

O primeiro passo para implementar um planejamento estratégico com sucesso é a definição das pessoas que serão responsáveis por essa tarefa. É importante que somente indivíduos com poder de decisão participem desse processo, como gestores e o próprio empreendedor.


Determine a missão, visão e valores do seu negócio

Após selecionar o grupo responsável por efetivar essa estratégia, é importante ter em mente a missão, a visão e os valores do seu negócio. Aliás, essa é uma etapa fundamental, pois toda a atuação empresarial deve ser pautada nesses 3 pilares. Veja:

  • missão: o propósito do seu empreendimento, algo que a diferencia dos concorrentes;

  • visão: o sonho do seu negócio, geralmente ambicioso e de longo prazo; e

  • valores: as atitudes que permeiam toda a atuação da empresa.


Trace as metas para o futuro

Em seguida, você deve traçar as metas para o futuro. Isso pode variar bastante e deve estar de acordo com aquilo que o seu negócio precisa para alcançar o sucesso, como:

  • aumentar o faturamento em 15%;

  • melhorar o atendimento ao cliente;

  • alcançar um setor financeiro mais organizado etc.


Descubra os seus pontos fortes e fracos

Fazer uma análise sincera sobre a sua situação e identificar os seus pontos fortes e fracos é essencial para o processo de solidificação empresarial. Além de deixá-lo mais consciente sobre o que precisa ser aprimorado, isso contribui para que você encontre o seu diferencial no mercado e explore as suas qualidades perante os seus concorrentes.


Elabore um plano de ação

Com todas essas informações em mãos, é o momento de elaborar um plano de ação completo e eficiente. Esforce-se para que a estratégia traçada seja focada no problema e contenha orientações claras daquilo que precisa ser feito para alcançar o sucesso.


Monitore os seus resultados

Por último, e igualmente importante, é necessário monitorar os seus resultados. Toda ação empresarial precisa ser acompanhada de perto e de maneira contínua, pois uma falha identificada precocemente consegue ser neutralizada com mais facilidade. Por isso, use métricas e indicadores.


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